O QUE DEVE SABER PARA FAZER O SEU LIVRO

É fácil paginar um livro para imprimir na Beebook.pt. Os procedimentos indicados são simples e claros, não sendo muito diferentes de fazer um qualquer outro documento no Microsoft Word, permitindo otimizar as potencialidades que o programa oferece. Também existem outras aplicações gratuitas semelhantes ao Word, como por exemplo, o Apache OpenOffice, que podem ser utilizados. Em alternativa, pode solicitar um orçamento para que sejamos nós a fazer a paginação. Ao lado, pode descarregar o guia de paginação em PDF para uma consulta mais cómoda e detalhada, bem como templates Word já formatadas da capa e interior.

Antes de mais, pense em qual o aspecto gráfico que melhor se adequa ao conteúdo do livro. Siga sempre a regra da simplicidade: um visual limpo, arejado, com um tamanho de texto e uma distância entre as linhas que permita uma boa leitura. Lembre-se que está a trabalhar com palavras e é essencial que sejam lidas sem esforço. Observe um ou dois livros que tenha em casa e veja como está feito o interior.

É de evitar a tentação de fazer o livro digitalizando textos num scanner, gravando-os depois em PDF. A qualidade é medíocre e não aproveita as potencialidades de impressão da Beebook.pt nem o seu investimento.

 

DO WORD AO PDF

O procedimento resumido para fazer a paginação e preparar os ficheiros do seu livro é o seguinte:

  1. No Microsoft Word criar um novo documento no formato de página A5 ou A4; selecionar as margens como Espelho/mirror e definir a sua medida;
  2. Inserir o Cabeçalho/header, normalmente com o título do livro numa página e o autor na outra, e o Rodapé/footer com o número de página;
  3. Importar o texto, escolhendo um tipo de letra, tamanho e distância entre linhas a seu gosto e que seja fácil de ler;
  4. Distribuir o texto pelas páginas tendo em atenção a fluidez de leitura. Pode inserir imagens, dedicatória, ficha técnica, índice, um prólogo, epílogo ou colocar separadores entre capítulos;
  5. Fazer a capa e contracapa num novo documento Word com o mesmo formato de página;
  6. Descarregar e instalar o utilitário DoPDF, referido mais à frente;
  7. Imprimir os ficheiros Word da capa e interior no DoPDF, que os vai converter para o formato PDF;
  8. É a partir destes dois ficheiros PDF que o seu livro será impresso.

 

SUGESTÕES A TER EM CONTA

Manter um design simples e consistente é essencial para conseguir um bom livro. Um texto interessante pode ser prejudicado por uma leitura difícil ou dificultada por demasiado ruído visual (muitas cores, títulos ou subtítulos exageradamente grandes ou colocados em zonas da página onde quebram a fluidez, etc). Um livro bem feito deve proporcionar uma experiência de leitura agradável, com enfase no conteúdo e não na forma. Quando estiver a paginar faça um teste com uma ou duas páginas na sua impressora para ter a certeza de que está no caminho certo.

Olhe para o texto como um todo e decida se faz sentido haver uma divisão em capítulos ou partes e dentro dessas, se haverá subdivisões. Tudo depende do que considerar a melhor forma de apresentar o texto e interessar o leitor pelo conteúdo.

 

A CAPA E A CONTRACAPA

A capa e a contracapa são da mesma dimensão das páginas. Só tem que criar um novo documento Word no mesmo tamanho de página do interior do livro e fazer o design da capa e contracapa. É importante que a capa e o interior sejam em documentos separados para que a sequência de numeração de páginas fique correcta.

Se escolher a encadernação colada terá que haver uma lombada, a qual será preparada pela Beebook.pt sem qualquer custo adicional.

 

AS IMAGENS

Se usar imagens no livro terá que ter em atenção a resolução e qualidade. Imagens desfocadas ou com contornos defeituosos são de evitar, bem como imagens muito escuras ou demasiado claras. Pode pedir ajuda a alguém ou tentar melhorá-las com um dos vários programas gratuitos existentes.

O mais importante é a resolução da imagem; quando vemos imagens com pequenos quadrados visíveis isso significa uma resolução insuficiente. Para a impressão de livros são necessários cerca de 300 dpi (dots per inch ou pontos por polegada).

exemplo imagem com 300 dpi Passe o cursor por cima da imagem e veja a diferença entre a resolução de 300 dpi e uma resolução insuficiente (neste caso 72 dpi).

Não utilize imagens aleatórias retiradas da internet pois quase nunca têm essa resolução e dão mau resultado quando impressas, mesmo quando parecem bem no computador.

Em baixo estão alguns websites que disponibilizam imagens gratuitas em alta resolução.

 

 

 

O ideal é que as imagens que inserir no Word já tenham os 300 dpi, convertendo-as antecipadamente com um editor. Se tal não for possível, sugerimos uma fórmula pela qual pode fazer com as imagens tenham essa resolução no PDF final.

Verifique qual a resolução da imagem; há várias formas para o fazer: uma delas é clicar na imagem com o botão direito do rato, selecionar a última opção Propriedades/properties e no separador Detalhes/detais pode ver a resolução horizontal e vertical da imagem (valores em dpi), ou pode simplesmente abrir a imagem num editor e verificar qual a resolução.

Vamos supor que a resolução é de 72 dpi.
Se dividir a resolução original da imagem (72 dpi) pelos 300 dpi necessários, obtém o valor de 0,24; ou seja, tem que reduzir a imagem, depois de colocada no Word, no mínimo para 24% do seu tamanho para que fique com os 300 dpi. Simples não é?

Se a resolução original da imagem for 180 dpi, a conta é a mesma: 180 a dividir por 300 dpi dá 0,60; tem que reduzir a imagem no Word, pelo menos, para 60%. Assim, aplicando a fórmula "resolução original a dividir por 300" terá a percentagem de redução mínima necessária.

 

exemplo imagem com 72 dpi exemplo imagem com 180 dpi
A imagem maior tem a resolução original
de 72 dpi; se for reduzida para 24% ficará
com a resolução de 300 dpi.
A imagem maior tem a resolução original de 180 dpi;
se for reduzida para 60% ficará com a resolução de 300 dpi.

 

AS CORES

Se compararmos uma foto no monitor e a mesma foto impressa em papel vemos que as mesmas cores podem ter algumas diferenças. O sistema de reprodução das cores não é o mesmo e por essa razão as cores que escolher para o seu livro podem não corresponder exactamente às que serão impressas. Para minimizar esta situação escolha cores prodominantemente claras e luminosas. As cores mais escuras são as que podem variar mais, embora isso só se note em grandes manchas de cor.

 

imagem cmyk Passe o cursor sobre a imagem para ver a simulação de uma fotografia vista no monitor (sistema RGB – Red-Green-Blue) e impressa em papel (sistema CMYK – Cyan-Magenta-Yellow-K preto).

 

CONVERSÃO PARA PDF

Para converter um ficheiro Word para formato PDF terá primeiro que instalar uma impressora virtual PDF, que não é mais do que um programa inofensivo, que cria uma impressora virtual no sistema Windows. Basta imprimir os ficheiros Word para esta impressora, a qual vai criar ficheiros PDF do seu documento. Há vários programas gratuitos ao dispor na internet. Aconselhamos o DoPDF, que pode descarregar ao lado ou em www.dopdf.com e que é descrito em detalhe no guia de paginação em PDF.