Como fazer um livro no seu computador

A beebook trata de todas as questões técnicas do seu livro, desde a concepção gráfica, à paginação e impressão.

Também pode fazer a paginação do livro utilizando as aplicações mais conhecidas no mercado, como o MS Word. A beebook fará as conversões técnicas necessárias para o seu livro ganhar vida.

beebook.pt

Siga sempre a regra mais eficaz:
A SIMPLICIDADE

Siga sempre a regra mais eficaz:
A SIMPLICIDADE

Para paginar o seu livro faça o mesmo como faria qualquer outro documento no MS Word, seguindo apenas algumas regras na formatação das páginas. Pode usar outro software da sua preferência, profissional ou não, em vez do MS Word.
Começe por ir ao menú RECURSOS e descarregue o Guia de Paginação em PDF com todas as indicações necessárias para paginar correctamente interior e a capa do seu livro.
A beebook também faz a paginação profissional do seu livro, com concepção da capa, design, com opções de revisão, tradução e outros serviços adicionais.

Como começar

Comece a afazer as páginas do livro com um visual limpo, arejado, com um tamanho de letra e uma distância entre as linhas que permita uma boa leitura.
Lembre-se que é essencial que o texto seja lido sem esforço.​ A beebook.pt sugere que faça o seu livro no Ms Word que todos conhecemos e que torna o processo mais fácil. Se dominar outro software e quiser usá-lo para paginar o livro pode fazê-lo, cumprindo as medidas relativas às margens e outros pormenores descritos no Guia de Paginação. Se for um utilizador profissional saberá quais os requisitos necessários para pré-impressão de livros. Alguma questão adicional pode contactar-nos.

beebook.pt

A capa e contracapa

Para a capa e a contracapa só tem que criar um novo documento Word com duas páginas e o mesmo formato do interior e compor a capa e contracapa a seu gosto, com uma imagem de fundo, uma cor única, título, nome do autor, etc.
Na contracapa coloque um texto com a síntese do assunto do livro com ou sem foto.
Não se preocupe com a lombada que será preparada pela Beebook.pt consoante o acabamento que escolher.

beebook.pt

Fazer o livro em MS Word e gravar em PDF

Como fazer a paginação e preparar os ficheiros do seu livro:
Criar um documento no formato do livro, selecionar as margens como Espelho/mirror e definir as suas medidas tendo em especial atenção que a medida da margem interior terá que ser no mínimo 3cm.
Coloque nos cabeçalhos e rodapés o nome do autor, título do livro e os números de página.
Pode inserir imagens, dedicatória, ficha técnica, um prólogo, epílogo ou colocar separadores entre capítulos.
A capa e a contracapa são feitas num documento Word à parte. 
No final grave os dois documentos Word em ficheiros PDF separados.
São esses dois PDF que nos irá enviar e a partir dos quais a beebook.pt fará as adaptações e conversões necessárias à produção do seu livro.

beebook.pt

As fotografias

Pode colocar no livro fotografias de telemóvel ou máquinas digitais. Certifique-se apenas que o ficheiro de imagem gerado tem a melhor qualidade possível. Fotos desfocadas ou com contornos defeituosos são de evitar, bem como imagens muito escuras ou demasiado claras. Pode tentar melhorá-las com um dos vários programas gratuitos existentes, pedir ajuda a alguém para isso ou encarregar a beebook para tratamento digital de imagem.

beebook.pt

Tome nota: não utilize imagens descarregadas da Internet porque normalmente têm resolução insuficiente e podem ter direitos de autor associados. Em alternativa existem websites que disponibilizam imagens de utilização livre que pode descarregar e utilizar no seu livro, seja em fundos, como imagens para separadores ou até na capa.
Na página RECURSOS tem uma listagem com Links directos para alguns desses websites Royalty Free.

Digitalizar fotografias ou desenhos em papel

Para a impressão de livros são necessários cerca de 300 dpi (dots per inch ou pontos por polegada). Se digitalizar imagens escolha essa resolução de 300 dpi porque uma resolução menor pode resultar em imagens pixelizadas ou desfocadas.

beebook.pt - imagem digitalização

A motivação e inspiração

Procure a motivação nas pessoas que têm um significado especial para si e que inspiram a concretização de uma ideia.
Como exemplo leia o prefácio do livro da Beatriz:

“Ao longo dos primeiros anos escolares, nós pais, somos «bombardeados» por belas e inocentes composições dos nossos filhos. Findo o ano, esses «auto-retratos», testemunhos reais e verdadeiros da infância e pré-adolescência dos nossos filhos, são arrumados e encarcerados para sempre no baú das recordações. Todos os pais gostam de apreciar com a família e com os amigos mais íntimos, as fotos, as obras de arte e as tropelias dos seus palmos-e-meio, mas raramente partilham as peculiaridades das fases e vivências da primeira infância através dos seus testemunhos escritos, onde cada palavra, cada frase, é o espelho da sua alma, na sua mais pura forma.
Com esta edição não pretendemos criar nenhum best seller da literatura infantil, nem tão pouco reproduzir textos magistrais, mas sim reunir e partilhar testemunhos vivos e belos de uma criança, que através das suas composições, glorifica o carinho e o amor à família, abraçando e valorizando os amigos e outros valores que procuramos incutir na sua personalidade.
Deixamo-vos com as «pegadas» da nossa formidável filha, “Bia”.

beebook.pt

O seu livro, feito por si

Mais do que inspiração, fazer um livro requer perseverança e empenho. Veja outros livros, consulte outras obras que possam servir de base à sua.
Pense ​​também na satisfação que vai sentir quando receber o seu livro. Para a maioria das pessoas é um marco e uma ocasião rara na vida, ver uma história, um texto, algo que nos é muito pessoal, apresentado como uma obra que vai ficar na estante ao lado de autores famosos.

Um livro para mais tarde recordar
Scroll to Top